sexta-feira, 31 de maio de 2024

Leitura Bíblica do dia 31 de maio

Leitura Bíblica do dia 31 de maio


Provérbios 16:12-13

12. Abominação é para os reis o praticarem a impiedade, porque com justiça se estabelece o trono.

13. Os lábios justos são o contentamento do rei, e ele ama o que fala coisas retas.

Salmo 119:129-152

129. Admiráveis são os teus testemunhos; por isso, a minha alma os observa.

130. A revelação das tuas palavras esclarece e dá entendimento aos simples.

131. Abro a boca e suspiro, porque anseio pelos teus mandamentos.

132. Volta-te para mim e tem piedade de mim, segundo costumas fazer aos que amam o teu nome.

133. Firma os meus passos na tua palavra, e não me domine iniqüidade alguma.

134. Livra-me da opressão do homem, e guardarei os teus preceitos.

135. Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo e ensina-me os teus decretos.

136. Torrentes de água nascem dos meus olhos, porque os homens não guardam a tua lei.

137. Justo és, Senhor, e retos são os teus juízos.

138. Com justiça ordenaste os teus testemunhos e com suma fidelidade.

139. O meu zelo me consome, porque os meus adversários se esquecem da tua palavra.

140. Puríssima é a tua palavra; por isso, o teu servo a estima.

141. Pequeno sou e desprezado, porém não me esqueço dos teus preceitos.

142. A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a própria verdade.

143. Tribulação e angústia se apoderam de mim; contudo, os teus mandamentos são o meu prazer.

144. Os teus testemunhos, porque são eternos, dão-me entendimento, e eu os observo.

145. De todo o coração clamo; ouve-me, Senhor! Eu guardarei os teus decretos.

146. Clamo a ti; salva-me, e guardarei os teus testemunhos.

147. Antecipo-me ao alvorecer do dia e clamo; na tua palavra, espero confiante.

148. Os meus olhos antecipam as vigílias da noite, para que eu medite nas tuas palavras.

149. Ouve a minha voz, segundo a tua benignidade; vivifica-me, Senhor, segundo os teus juízos.

150. Aproximam-se os que me perseguem malignamente; andam afastados da tua lei.

151. Tu estás perto, Senhor, e todos os teus mandamentos são verdade.

152. Quanto aos teus testemunhos, há muito sei que os estabeleceste para sempre.

João 19:23-42

23. Os soldados, pois, quando crucificaram Jesus, tomaram-lhe as vestes e fizeram quatro partes, para cada soldado uma parte; e também a túnica. A túnica, porém, era sem costura, toda tecida de alto a baixo.

24. Disseram, pois, uns aos outros: Não a rasguemos, mas lancemos sortes sobre ela para ver a quem caberá; para se cumprir a Escritura: Repartiram entre si as minhas vestes e sobre a minha túnica lançaram sortes. Assim, pois, o fizeram os soldados.

25. E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.

26. Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí teu filho.

27. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. Dessa hora em diante, o discípulo a tomou para casa.

28. Depois, vendo Jesus que tudo já estava consumado, para se cumprir a Escritura, disse: Tenho sede!

29. Estava ali um vaso cheio de vinagre. Embeberam de vinagre uma esponja e, fixando-a num hissopo, lha chegaram à boca.

30. Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito.

31. Então, os judeus, para que no sábado não ficassem os corpos na cruz, visto como era a preparação (pois era grande o dia daquele sábado), rogaram a Pilatos que se lhes quebrassem as pernas, e fossem tirados.

32. Os soldados foram e quebraram as pernas ao primeiro e ao outro que com ele tinham sido crucificados;

33. chegando-se, porém, a Jesus, como vissem que já estava morto, não lhe quebraram as pernas;

34. mas um dos soldados lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

35. Aquele que isto viu testificou, sendo verdadeiro o seu testemunho; e ele sabe que diz a verdade, para que também vós creiais.

36. E isto aconteceu para se cumprir a Escritura: Nenhum dos seus ossos será quebrado.

37. E outra vez diz a Escritura: Verão aquele a quem traspassaram.

38. Depois disto, José de Arimateia, que era discípulo de Jesus, ainda que ocultamente, pelo receio que tinha dos judeus, rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. Pilatos lho permitiu. Então, foi e tirou o corpo de Jesus.

39. E também Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus de noite, foi levando cerca de cem libras de um composto de mirra e aloés.

40. Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com os aromas, como é de uso entre os judeus na preparação para o sepulcro.

41. No lugar onde Jesus foi crucificado, havia um jardim, e neste, um sepulcro novo, no qual ninguém tinha sido ainda posto.

42. Ali, pois, por causa da preparação dos judeus e por estar perto o túmulo, depositaram o corpo de Jesus.

2 Samuel 17:1-29


1. Disse Aitofel a Absalão: Deixa-me escolher doze mil homens, e me levantarei e perseguirei Davi esta noite.

2. Irei sobre ele, enquanto está cansado e fraco de forças, e o espantarei; fugirá todo o povo que está com ele, e ferirei só o rei.

3. Farei voltar a ti todo o povo, pois a volta de todos depende do homem a quem procuras; assim, todo o povo estará em paz.

4. Este conselho agradou a Absalão e a todos os anciãos de Israel.

5. Disse, porém, Absalão: Chamai agora a Husai, o arquita, e ouçamos também o que ele diz.

6. Husai, tendo chegado a Absalão, este lhe falou, dizendo: Desta maneira falou Aitofel; faremos o que ele diz ou não? Dize, pois, tu.

7. Então, disse Husai a Absalão: O conselho que Aitofel deu esta vez não é bom.

8. Disse mais Husai: Bem conheces a teu pai e a seus homens, que são valentes e animosos como ursa no campo roubada dos cachorros; teu pai é homem de guerra e não passará a noite com o povo.

9. Eis que agora está escondido em alguma caverna ou em algum outro lugar; e será que, caindo alguns dos nossos no primeiro ataque, quem o ouvir logo dirá: Houve derrota no povo que segue a Absalão.

10. Então, até o homem valente, cujo coração é como o coração de leão, sem dúvida, desmaiará; porque todo o Israel sabe que teu pai é valente e que os que estão com ele são valorosos.

11. Eu, porém, aconselho que com toda a pressa se ajunte a ti todo o Israel, desde Dã até Berseba, em multidão como a areia do mar, e que tu em pessoa vás à peleja.

12. Então, iremos a ele em qualquer lugar onde se achar e facilmente cairemos sobre ele, como o orvalho cai sobre a terra; e não ficará dele e de todos os homens que estão com ele nem ainda um só.

13. Se ele se retirar para alguma cidade, todo o Israel trará cordas àquela cidade, e arrastá-la-emos até o ribeiro, até que não se ache ali nem uma só pedrinha.

14. Então, disseram Absalão e todos os homens de Israel: Melhor é o conselho de Husai, o arquita, do que o de Aitofel. Porque o Senhor tinha determinado invalidar o bom conselho de Aitofel para que o mal sobreviesse contra Absalão.

15. Disse Husai aos sacerdotes Zadoque e Abiatar: Assim e assim aconselhou Aitofel a Absalão e aos anciãos de Israel; porém eu aconselhei assim e assim.

16. Agora, pois, enviem depressa e deem notícia a Davi, dizendo: Não fiques esta noite nas campinas do deserto, mas vai sem demora, para que não seja destruído o rei e todo o povo que com ele está.

17. Estavam, pois, Jônatas e Aimaás junto a En-Rogel; e foi uma criada e lho disse; e eles foram e o disseram ao rei Davi, porque não podiam ser vistos entrar na cidade.

18. Mas um moço os viu e disse a Absalão; então, ambos partiram apressadamente e foram a Baurim, à casa de um homem que tinha um poço no seu pátio, e para ali desceram.

19. E, tomando a mulher do homem uma cobertura, estendeu-a sobre a boca do poço e espalhou grãos pilados sobre ela, de maneira que nada se descobriu.

20. Chegando os servos de Absalão àquela mulher, à casa, disseram: Onde estão Aimaás e Jônatas? Respondeu-lhes a mulher: Já passaram o ribeiro. Tendo-os procurado e não os achando, voltaram para Jerusalém.

21. Depois que partiram, saíram eles do poço e foram e deram notícia ao rei Davi; e disseram a Davi: Levantai-vos e passai depressa as águas, porque assim Aitofel aconselhou contra vós outros.

22. Então, Davi e todo o povo que com ele estava se levantaram e passaram o Jordão; e já ao romper da alva, não faltava nem sequer um que não tivesse passado o Jordão.

23. Vendo, pois, Aitofel que não se havia seguido o seu conselho, albardou o jumento e se levantou e foi para casa, para a sua cidade; pôs em ordem os seus negócios e se enforcou; e morreu e foi sepultado na sepultura de seu pai.

24. Então, Davi veio a Maanaim; e Absalão passou o Jordão, ele e todo o homem de Israel com ele.

25. Absalão constituiu a Amasa sobre o exército em lugar de Joabe. Era Amasa filho de um homem cujo nome era Itra, o israelita, o qual coabitou com Abigail, filha de Naás, irmã de Zeruia, mãe de Joabe.

26. Israel e Absalão se acamparam na terra de Gileade.

27. Tendo Davi chegado a Maanaim, Sobi, filho de Naás, de Rabá, dos filhos de Amom, Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar, e Barzilai, o gileadita, de Rogelim,

28. tomaram camas, bacias e vasilhas de barro, trigo, cevada, farinha, grãos tostados, favas, lentilhas,

29. mel, coalhada, ovelhas e queijos de vacas e os trouxeram a Davi e ao povo que com ele estava, para que comessem, porque disseram: Este povo no deserto está faminto, cansado e sedento.

Gospel Life

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura Bíblica do dia 04 de junho

Leitura Bíblica do dia 04 de junho Provérbios 16:19-20 19 "Melhor é ser humilde de espírito com os mansos do que repartir...