quarta-feira, 29 de maio de 2024

Leitura Bíblica do dia 29 de maio

Leitura Bíblica do dia 29 de maio


Provérbios 16:8-9


8 "Melhor é o pouco com justiça, do que grandes rendas com injustiça."

9 "O coração do homem planeja o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos."

Salmo 119:97-112


97 Quanto amo a tua lei! É a minha meditação o dia todo.

98 Os teus mandamentos me tornam mais sábio que os meus inimigos, pois estão sempre comigo.

99 Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos.

100 Tenho mais entendimento que os anciãos, pois obedeço aos teus preceitos.

101 Afasto os pés de todo caminho mau para obedecer à tua palavra.

102 Não me afasto das tuas ordenanças, pois tu mesmo me ensinas.

103 Como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais que o mel para a minha boca!

104 Ganho entendimento por meio dos teus preceitos; por isso odeio todo caminho de falsidade.

105 A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.

106 Prometi sob juramento e o cumprirei: vou obedecer às tuas justas ordenanças.

107 Passei por muito sofrimento; preserva, Senhor, a minha vida, conforme a tua promessa.

108 Aceita, Senhor, a oferta de louvor dos meus lábios e ensina-me as tuas ordenanças.

109 A minha vida está está de contínuo em minhas mãos.

111 Os teus testemunhos são a minha herança permanente; são a alegria do meu coração.

112 Dispus o meu coração para cumprir os teus decretos até o fim.

João 18:1-24


1 Tendo Jesus dito isso, saiu com os seus discípulos para o outro lado do ribeiro de Cedrom, onde havia um horto, no qual ele entrou e seus discípulos.

2 E Judas, que o traía, também conhecia aquele lugar; porque Jesus muitas vezes se reunia ali com os seus discípulos.

3 Tendo, pois, Judas tomado a coorte e oficiais dos principais sacerdotes e fariseus, veio para ali com lanternas, e archotes e armas.

4 Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, adiantou-se e disse-lhes: A quem buscais?

5 Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. Disse-lhes Jesus: Sou eu. E Judas, que o traía, estava com eles.

6 Quando, pois, lhes disse: Sou eu, recuaram, e caíram por terra.

7 Tornou-lhes, pois, a perguntar: A quem buscais? E eles disseram: A Jesus Nazareno.

8 Jesus respondeu: Já vos disse que sou eu; se, pois, me buscais a mim, deixai ir estes;

9 Para que se cumprisse a palavra que tinha dito: Dos que me deste, nenhum deles perdi.

10 Então Simão Pedro, que tinha espada, desembainhou-a, e feriu oservo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita. E o nome do servo era Malco.

11 Mas Jesus disse a Pedro: Mete a tua espada na bainha; não beberei eu o cálice que o Pai me deu?

12 Então a coorte, e o tribuno, e os servidores dos judeus prenderam a Jesus e o manietaram.

13 E conduziram-no primeiramente a Anás, por ser sogro de Caifás, que era o sumo sacerdote daquele ano.

14 Ora, Caifás era quem tinha aconselhado aos judeus que convinha que um homem morresse pelo povo.

15 E Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus. E aquele discípulo era conhecido do sumo sacerdote, e entrou com Jesus na sala do sumo sacerdote.

16 E Pedro estava da parte de fora, à porta. Saiu então o outro discípulo, que era conhecido do sumo sacerdote, e falou à porteira, levando Pedro para dentro.

17 Então a porteira disse a Pedro: Não és tu também dos discípulos deste homem? Disse ele: Não sou.

18 Ora, estavam ali os servos e os servidores, que tinham feito brasas e se aquentavam, porque fazia frio; e com eles estava Pedro, aquentando-se também.

19 E o sumo sacerdote interrogou Jesus acerca dos seus discípulos e da sua doutrina.

20 Jesus lhe respondeu: Eu falei abertamente ao mundo; eu sempre ensinei na sinagoga, e no templo, onde todos os judeus se ajuntam, e nada disse em oculto.

21 Para que me perguntas a mim? Pergunta aos que ouviram o que é que lhes ensinei; eis que eles sabem o que eu lhes tenho dito.

22 E, tendo dito isto, um dos servidores, que ali estavam, deu uma bofetada em Jesus, dizendo: Assim respondes ao sumo sacerdote?

23 Respondeu-lhe Jesus: Se falei mal, dá testemunho do mal; e, se bem, por que me feres?

24 E Anás mandou-o, manietado, ao sumo sacerdote Caifás.

2 Samuel 14:1-15


1 Percebendo Joabe, filho de Zeruia, que o coração do rei estava inclinado para Absalão,

2 mandou trazer de Tecoa uma mulher sábia e disse-lhe: Finge que estás muito triste, veste-te de luto e não te unjas com óleo, mas sê como uma mulher que há muitos dias está de luto por um morto;

3 e vai ter com o rei e fala-lhe assim. E Joabe lhe pôs as palavras na boca.

4 A mulher tecoíta falou ao rei, prostrou-se em terra, e fez-lhe uma reverência e disse: Ó rei, salva-me.

5 Perguntou-lhe o rei: Que tens? Ela respondeu: Na verdade eu sou uma viúva; meu marido é morto.

6 Tinha a tua serva dois filhos, e os dois brigaram entre si no campo, onde não houve quem os apartasse; de sorte que um feriu o outro e o matou.

7 E eis que toda a parentela se levantou contra a tua serva e disseram: Dá-nos aquele que feriu a seu irmão, para que o matemos, em vingança da vida de seu irmão que ele matou, e para que destruamos também o herdeiro. Assim apagarão a minha brasa que ainda me ficou, e não deixarão a meu marido nome nem remanescente sobre a terra.

8 Disse o rei à mulher: Vai para tua casa, e eu darei ordem a teu respeito.

9 Respondeu a mulher tecoíta ao rei: A mim, senhor meu, ó rei, e a casa de meu pai seja a culpa; o rei e o seu trono fiquem sem culpa.

10 Disse o rei: Quem falar contra ti, traze-o a mim, e nunca mais te tocará.

11 Ela disse: Ora, lembra-te, ó rei, do Senhor teu Deus, para que o vingador do sangue não prossiga em trazer mais estragos, e não destruam a meu filho. Disse ele: Tão certo como vive o Senhor, não cairá no chão um só cabelo de teu filho.

12 Então disse a mulher: Permite que a tua serva fale uma palavra ao rei meu senhor. Disse ele: Fala.

13 E disse a mulher: Por que pensaste tu tal coisa contra o povo de Deus? Pois o rei, dizendo isso, se torna culpado, por não fazer voltar aquele que desterrou.

14 Porque, certamente morreremos e seremos como águas derramadas na terra, que não se podem ajuntar mais; Deus, porém, não tira a vida, mas cogita meios para que o desterrado não fique desterrado dele.

15 Se eu vim agora falar esta palavra ao rei meu senhor, é porque o povo me atemorizou; pelo que disse a tua serva: Falarei com o rei; porventura o rei fará segundo a palavra da sua serva.

16 Porque o rei ouvirá, para livrar a sua serva da mão do homem que quer extinguir da herança de Deus a mim e a meu filho juntamente.

17 Dizia mais a tua serva: A palavra do rei meu senhor, agora, será consoladora; porque, como um anjo de Deus, assim é o rei meu senhor para ouvir o bem e o mal; e o Senhor teu Deus será contigo.

18 Então respondeu o rei e disse à mulher: Peço-te que não me encubras nada do que eu te perguntar. E disse a mulher: Fale o rei meu senhor.

19 Disse o rei: Não é certo que a mão de Joabe anda contigo em tudo isso? Respondeu a mulher e disse: Vive a tua alma, ó rei meu senhor, que ninguém se pode desviar para a direita nem para a esquerda de coisa alguma que falou o rei meu senhor; porque o teu servo Joabe foi quem me deu ordem, e ele pôs na boca da tua serva todas estas palavras;

20 para mudar a face deste caso fez isso Joabe teu servo; porém sábio é meu senhor, conforme a sabedoria de um anjo de Deus, para entender tudo o que há na terra.

21 Então o rei disse a Joabe: Eis que fiz isto; vai, pois, e faze voltar o mancebo Absalão.

22 Então Joabe se prostrou em terra sobre o seu rosto, e se inclinou, e abençoou o rei; e disse Joabe: Hoje conhece o teu servo que achei graça aos teus olhos, ó rei meu senhor, porque o rei fez segundo a palavra do seu servo.

23 Levantou-se, pois, Joabe e foi a Gesur, e trouxe Absalão a Jerusalém.

24 Disse, porém, o rei: Torne para sua casa, e não veja a minha face. Tornou Absalão para sua casa e não viu a face do rei.

25 Não havia, porém, em todo o Israel homem algum tão celebrado por sua beleza como Absalão; desde a planta do pé até ao alto da cabeça não havia nele defeito algum.

26 E, quando tosquiava a cabeça (e sucedia que no fim de cada ano a tosquiava, porquanto muito lhe pesava, por isso tosquiava), pesava o cabelo da sua cabeça duzentos siclos, segundo o peso real.

27 Também nasceram a Absalão três filhos e uma filha, cujo nome era Tamar; e esta era mulher formosa à vista.

28 Assim ficou Absalão dois anos inteiros em Jerusalém, e não viu a face do rei.

29 Mandou, pois, Absalão a Joabe, para o enviar ao rei; mas ele não quis vir a ele; e enviou ainda a segunda vez, mas não quis vir.

30 Então disse aos seus servos: Vede ali o campo de Joabe junto ao meu, que tem cevada; ide e lançai-lhe fogo. E os servos de Absalão lançaram fogo ao campo.

31 Então Joabe se levantou, e veio a Absalão, em casa, e disse-lhe: Por que lançaram fogo os teus servos ao meu campo?

32 Respondeu Absalão a Joabe: Eis que eu te mandei dizer: Vem cá, para que te envie ao rei a dizer: Para que vim de Gesur? Melhor me fora estar ainda lá; veja agora a face do rei; e se há em mim alguma culpa, que me mate.

33 Então foi Joabe ao rei, e lho disse; e ele chamou a Absalão, que veio a ele, e se inclinou sobre o seu rosto em terra diante do rei; e o rei beijou a Absalão.

2 Samuel 15:1-22


1 E aconteceu depois disto que Absalão fez aparelhar carros e cavalos, e cinqüenta homens que corressem adiante dele.

2 Levantava-se Absalão pela manhã, e parava à entrada da porta; e sucedia que, a todo homem que tinha alguma demanda para vir ao rei a juízo, o chamava a si Absalão, e lhe dizia: De que cidade és tu? E dizendo ele: De uma das tribos de Israel é teu servo;

3 Então Absalão lhe dizia: Olha, os teus negócios são bons e retos, porém não tens quem te ouça da parte do rei.

4 Dizia mais Absalão: Ah! Quem me dera ser juiz na terra! Para que viesse a mim todo homem que tivesse demanda ou questão, para que lhe fizesse justiça!

5 Sucedia também que, quando alguém se chegava a ele para se inclinar diante dele, ele estendia a sua mão, e pegava dele, e o beijava.

6 E desta maneira fazia a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; e assim Absalão furtava o coração dos homens de Israel.

7 Aconteceu, pois, ao cabo de quarenta anos, que Absalão disse ao rei: Deixa-me ir pagar, em Hebrom, o meu voto que votei ao Senhor.

8 Porque morando eu em Gesur, na Síria, votou o teu servo um voto, dizendo: Se o Senhor outra vez me fizer tornar a Jerusalém, servirei ao Senhor.

9 Então lhe disse o rei: Vai em paz. Levantou-se, pois, e foi para Hebrom.

10 E Absalão enviou espias por todas as tribos de Israel, dizendo: Quando ouvirdes o som da trombeta, direis: Absalão reina em Hebrom.

11 E de Jerusalém foram com Absalão duzentos homens convidados, porém iam na sua simplicidade, porque nada sabiam daquele negócio.

12 Também Absalão mandou vir a Aitofel, o gilonita, do conselho de Davi, da sua cidade de Giló, enquanto oferecia ele os seus sacrifícios; e a conspiração se fortificava, e vinha o povo, e se aumentava com Absalão.

13 Então veio um mensageiro a Davi, dizendo: O coração de todo o Israel segue a Absalão.

14 Disse, pois, Davi a todos os seus servos que estavam com ele em Jerusalém: Levantai-vos, e fujamos, porque não poderemos escapar diante de Absalão; dai-vos pressa a sair, para que ele não nos alcance depressa, e lance sobre nós algum mal, e fira a cidade a fio de espada.

15 Então os servos do rei disseram ao rei: Eis aqui os teus servos, para tudo quanto determinar o rei, nosso senhor.

16 E saiu o rei, e todos os de sua casa a pé; deixou, porém, o rei a dez mulheres concubinas, para guardarem a casa.

17 Tendo, pois, saído o rei com todo o povo a pé, pararam num lugar distante.

18 E todos os seus servos iam a seu lado; como também todos os quereteus e todos os peleteus; e todos os giteus, seiscentos homens que vieram a pé de Gate, caminhavam diante do rei.

19 Disse, pois, o rei a Itai, o giteu: Por que irias tu também conosco? Volta, e fica-te com o rei, porque estrangeiro és, e também te moverás para o teu lugar.

20 Ontem vieste, e te levaria eu hoje conosco a caminhar? Pois eu vou para onde quer que puder ir; volta, e leva contigo teus irmãos; com beneficência e fidelidade.

21 Respondeu, porém, Itai ao rei, e disse: Vive o Senhor, e vive o rei meu senhor, que, no lugar em que estiver o rei meu senhor, seja para morte, seja para vida, aí certamente estará também o teu servo.

22 Então Davi disse a Itai: Vem, pois, passa adiante. Assim passou Itai, o giteu, e todos os seus homens, e todas as crianças que estavam com ele.

Gospel Life

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura Bíblica do dia 04 de junho

Leitura Bíblica do dia 04 de junho Provérbios 16:19-20 19 "Melhor é ser humilde de espírito com os mansos do que repartir...