quinta-feira, 30 de maio de 2024

Leitura Bíblica do dia 30 de maio

Leitura Bíblica do dia 30 de maio


Provérbios 16:10-11

"10. O rei fala com autoridade divina; sua palavra não deve ser desobedecida.

11. A balança e o peso justos são do Senhor; todos os pesos da bolsa são obra dele."

Esses versículos enfatizam a autoridade do rei e a importância da justiça em suas decisões, além de destacar que a justiça e a equidade são princípios que vêm de Deus.


Salmo 119:113-128

"113. Aborreço os indecisos, mas amo a tua lei.

114. Tu és o meu refúgio e o meu escudo; na tua palavra eu deposito a minha esperança.

115. Apartai-vos de mim, malfeitores, para que eu possa obedecer aos mandamentos do meu Deus.

116. Ampara-me, conforme a tua promessa, para que eu viva; não permitas que a minha esperança se frustre.

117. Sustenta-me, e serei salvo; sempre terei em vista os teus decretos.

118. Tu rejeitas todos os que se desviam dos teus decretos, pois os seus planos enganosos são inúteis.

119. Tu consideras como refugo todos os ímpios da terra; por isso amo os teus testemunhos.

120. Estou a tremer de medo diante de ti; tenho respeito pelos teus juízos.

121. Fiz justiça e retidão; não me abandones nas mãos dos meus opressores.

122. Garante o bem-estar do teu servo; não permitas que os arrogantes me oprimam.

123. Os meus olhos desfalecem, esperando pelo teu socorro, pelo cumprimento da tua promessa de justiça.

124. Trata o teu servo conforme o teu amor leal, e ensina-me os teus decretos.

125. Sou teu servo; dá-me discernimento, para compreender os teus testemunhos.

126. Já é tempo de agires, Senhor, pois a tua lei está sendo desrespeitada.

127. Amo os teus mandamentos mais do que o ouro, mais do que o ouro puro.

128. Por isso, estimo todos os teus preceitos; odeio todo caminho de falsidade."

Esses versículos expressam o amor e a devoção pela lei de Deus, a confiança na Sua proteção e justiça, e o desejo de viver de acordo com os Seus preceitos, mesmo diante das dificuldades e da oposição dos ímpios.


João 18:25-40

25. Ora, Simão Pedro estava ali, e aquentava-se. Perguntaram-lhe: Não és também tu um dos seus discípulos? Ele negou, e disse: Não sou.

26. Um dos servos do sumo sacerdote, parente daquele a quem Pedro cortara a orelha, disse: Não te vi eu no horto com ele?

27. Pedro negou outra vez, e logo o galo cantou.

28. Conduziram, pois, Jesus da casa de Caifás ao pretório. Era de manhã cedo. Eles mesmos, porém, não entraram no pretório, para não se contaminarem, mas poderem comer a páscoa.

29. Saiu, pois, Pilatos fora para lhes falar, e disse: Que acusação trazeis contra este homem?

30. Responderam-lhe, e disseram: Se este não fosse malfeitor, nós não to entregaríamos.

31. Disse-lhes, pois, Pilatos: Levai-o vós, e julgai-o segundo a vossa lei. Disseram-lhe então os judeus: A nós não nos é lícito dar a morte a ninguém;

32. Para que se cumprisse a palavra que Jesus tinha dito, significando de que morte havia de morrer.

33. Pilatos, pois, tornou a entrar no pretório, e chamou a Jesus, e disse-lhe: Tu és o rei dos judeus?

34. Respondeu-lhe Jesus: Tu dizes isso de ti mesmo, ou disseram-to outros de mim?

35. Pilatos respondeu: Porventura sou eu judeu? A tua nação e os principais dos sacerdotes entregaram-te a mim. Que fizeste?

36. Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.

37. Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.

38. Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, havendo dito isto, saiu outra vez para os judeus, e disse-lhes: Não acho nele crime algum.

39. Mas vós tendes por costume que eu vos solte alguém por ocasião da páscoa. Quereis, pois, que vos solte o rei dos judeus?

40. Então todos tornaram a clamar, dizendo: Não a este, mas a Barrabás. Ora, Barrabás era um salteador."

João 19:1-22

1 Então, Pilatos mandou açoitar Jesus.

2 E os soldados, tecendo uma coroa de espinhos, puseram-lha sobre a cabeça, e vestiram-no de púrpura.

3 E diziam: Salve, Rei dos Judeus! E davam-lhe bofetadas.

4 E Pilatos saiu outra vez fora, e disse-lhes: Eis aqui vo-lo trago fora, para que saibais que não acho nele crime algum.

5 Saiu, pois, Jesus, levando a coroa de espinhos e a vestimenta de púrpura. E Pilatos disse-lhes: Eis aqui o homem!

6 Vendo-o, pois, os principais dos sacerdotes e os servos, clamaram, dizendo: Crucifica-o, crucifica-o! Disse-lhes Pilatos: Tomai-o vós, e crucificai-o; porque eu nenhum crime acho nele.

7 Responderam-lhe os judeus: Nós temos uma lei e segundo a nossa lei deve morrer, porque se fez Filho de Deus.

8 E Pilatos, ouvindo esta palavra, mais atemorizado ficou.

9 E entrou outra vez na audiência, e disse a Jesus: De onde és tu? Mas Jesus não lhe deu resposta.

10 Disse-lhe, pois, Pilatos: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar?

11 Jesus respondeu: Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado; mas aquele que me entregou a ti maior pecado tem.

12 Desde então Pilatos procurava soltá-lo; mas os judeus clamavam, dizendo: Se soltas este, não és amigo de César; qualquer que se faz rei é contra César.

13 Ora, ouvindo Pilatos esta palavra, levou Jesus para fora, e assentou-se no tribunal, no lugar chamado Litóstrotos, e em hebraico Gabatá.

14 E era a preparação da páscoa, e quase à hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso Rei.

15 Mas eles bradaram: Tira, tira, crucifica-o. Disse-lhes Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei, senão César.

16 Então, entregou-lho ele para que fosse crucificado. Tomaram, pois, a Jesus, e levaram-no.

17 E ele, levando a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, que em hebraico se chama Gólgota,

18 Onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio.

19 E Pilatos escreveu também um título, e pô-lo em cima da cruz; e nele estava escrito: JESUS NAZARENO, O REI DOS JUDEUS.

20 E muitos dos judeus leram este título; porque o lugar onde Jesus estava crucificado era próximo da cidade; e estava escrito em hebraico, grego e latim.

21 Diziam, pois, os principais sacerdotes dos judeus a Pilatos: Não escrevas: O Rei dos Judeus, mas que ele disse: Sou o Rei dos Judeus.

22 Respondeu Pilatos: O que escrevi, escrevi.

Esses versículos descrevem o julgamento de Jesus por Pilatos, sua condenação à crucificação e a subsequente execução.


2 Samuel 15:23-37

23 E toda a terra chorava com grande voz, e todo o povo passou adiante; e o rei passou o ribeiro de Cedrom, e todo o povo passou defronte do caminho do deserto.

24 E eis que Zadoque também estava ali, e com ele todos os levitas, levando a arca da aliança de Deus; e puseram ali a arca de Deus, até que todo o povo acabou de sair da cidade.

25 Então disse o rei a Zadoque: Faze tornar a arca de Deus à cidade; se eu achar graça aos olhos do Senhor, tornará ele a trazer-me, e deixar-me-á ver tanto a ela como a sua habitação.

26 Porém, se assim disser: Não tenho prazer em ti; eis-me aqui, faça ele de mim o que bem lhe parecer.

27 Disse mais o rei a Zadoque, o sacerdote: Vês? Volta à cidade em paz, e também vos Aitofel, e Itai, filhos vossos, vossa dois filho;

28 Olhai, ficarei nos campos do deserto até que haja notícia de vossa parte.

29 Então Zadoque e Abiatar tornaram a levar a arca de Deus a Jerusalém, e ficaram ali.

30 E Davi subia pela ladeira das Oliveiras, subindo e chorando, e ia com a cabeça coberta e ia descalço; e todo o povo que estava com ele cobria cada um a sua cabeça, e subiam chorando, subindo.

31 Então fizeram saber a Davi, dizendo: Aitofel está entre os conspiradores com Absalão. E disse Davi: Ó Senhor, rogo-te que torne aconselhamento de Aitofel em loucura.

32 E aconteceu que, Davi chegando ao cume, onde se adorava Deus, eis que Husai, o arquita, lhe veio ao encontro, com a roupa rasgada e terra sobre a cabeça.

33 E disse-lhe Davi: Se passares comigo, ser-me-ás carga pesada.

34 Porém, se voltares para a cidade, e disseres a Absalão: Teu servo, ó rei, farei agora o que oitenta eu for mandado; e porventura poderei ver a tua face?

35 Porque ali estou eu de teu pai a testemunhar; disse Husai: Não, antes aquele a quem o Senhor, e todo o povo, e todos os homens de Israel escolher, tanto a ele como a mim serei, e contigo ficarei.

36 E novamente, disse Davi: Se, porém, te parecer bem voltar comigo, volta, e traze contigo os teus irmãos. A benignidade do Senhor será feita contigo;

37 mas, se assim te parecer mal, eis-me aqui, faça ele comigo o que bem lhe parecer. Ora, o rei se pôs a caminho e chegou até ao ribeiro de Cedrom; e Husai ia com ele.

Esses versículos descrevem o momento em que o rei Davi parte de Jerusalém, fugindo da traição de seu filho Absalão. Ele está acompanhado por seus seguidores e por pessoas que lamentam sua partida. Também menciona sua súplica a Deus sobre o conselho de Aitofel e sua interação com Husai, que opta por permanecer ao seu lado.


2 Samuel 16:1-23


1 E, quando Davi passou um pouco adiante do cume, eis que Ziba, o criado de Mefibosete, saiu ao seu encontro com dois jumentos albardados, e sobre eles duzentos pães, e cem cachos de passas, e cem frutos de verão, e uma pipa de vinho.

2 E disse o rei a Ziba: Que queres tu com isto? E disse Ziba: Os jumentos são para a casa do rei, para que montem neles, e o pão e o verão para que comam os moços, e o vinho para que bebam os cansados no deserto.

3 E disse o rei: Onde está o filho de teu senhor? E disse Ziba ao rei: Eis que ficou em Jerusalém, porque disse: Hoje a casa de Israel me restituirá o reino de meu pai.

4 Então disse o rei a Ziba: Eis aí, teu é tudo quanto tinha Mefibosete. E disse Ziba: Prostro-me, achei graça aos teus olhos, ó rei meu senhor.

5 E, vindo o rei Davi até Baurim, eis que saiu dali um homem da família da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gera; e, saindo, ia amaldiçoando.

6 E arrojava pedras contra Davi, e contra todos os servos do rei Davi; também todo o povo, e todos os homens valorosos iam da sua mão direita, e da sua esquerda.

7 E assim dizia Simei, quando amaldiçoava: Sai, sai, homem de sangue, e homem de Belial!

8 O Senhor fez sobre ti tornar todo o sangue da casa de Saul, em cujo lugar tens reinado; e o Senhor tem dado o reino na mão de Absalão, teu filho; e eis-te agora na tua desgraça, porque és homem de sangue.

9 Então disse Abisai, filho de Zeruia, ao rei: Por que este cão morto amaldiçoa ao rei meu senhor? Deixa-me passar, peço-te, e lhe tirarei a cabeça.

10 Porém o rei disse: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia? Pois ele amaldiçoa, e o Senhor lhe disse: Amaldiçoa a Davi; quem pois dirá: Por que assim fizeste?

11 E disse Davi a Abisai e a todos os seus servos: Eis que meu filho, que saiu das minhas entranhas, busca a minha morte; quanto mais, pois, agora o filho de Benjamim? Deixai-o, e amaldiçoe, porque o Senhor lho disse.

12 Porventura olhará o Senhor para a minha aflição, e o Senhor me recompensará com bem a sua maldição de hoje.

13 Assim Davi e os seus homens foram caminhando pelo caminho; e Simei ia caminhando pela banda do monte defronte dele, e amaldiçoava, e lançava pedras contra ele, e espalhava pó.

14 E o rei e todo o povo que com ele estava chegaram cansados, e refrescaram-se ali.

15 E Absalão, e todo o povo, os homens de Israel, vieram a Jerusalém, e Aitofel com ele.

16 E sucedeu que, vindo Husai, o arquita, amigo de Davi, a Absalão, disse Husai a Absalão: Viva o rei, viva o rei!

17 E disse Absalão a Husai: Este é o teu amor para com o teu amigo? Por que não foste com o teu amigo?

18 E disse Husai a Absalão: Não; antes a quem o Senhor, e este povo, e todos os homens de Israel escolher, nele serei, e com ele ficarei.

19 E, além disto, a quem servirei? Não é diante de seu filho? Como servi diante de teu pai, assim serei diante de ti.

20 E disse Absalão a Aitofel: Dai conselho entre vós o que havemos de fazer.

21 Então disse Aitofel a Absalão: Vai às concubinas de teu pai, que deixou para guardarem a casa; e todo o Israel ouvirá que fizeste mau cheiro a teu pai, e se fortalecerão as mãos de todos os que estão contigo.

22 Então estenderam para Absalão uma tenda sobre o palácio, e Absalão foi às concubinas de seu pai, perante os olhos de todo o Israel.

23 Ora, o conselho que dava Aitofel naqueles dias, era como se alguém consultasse a palavra de Deus; assim era todo o conselho de Aitofel, tanto para com Davi como para com Absalão.

Esses versículos narram a continuação da história de Davi durante sua fuga de Absalão. Davi encontra o servo de Mefibosete, Ziba, que o ajuda com suprimentos. Depois, Davi é amaldiçoado por um homem chamado Simei, enquanto seu exército reage com violência, mas Davi se recusa a retaliar. Enquanto isso, Absalão começa a consolidar seu poder em Jerusalém, seguindo o conselho de Aitofel.

Gospel Life

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura Bíblica do dia 04 de junho

Leitura Bíblica do dia 04 de junho Provérbios 16:19-20 19 "Melhor é ser humilde de espírito com os mansos do que repartir...