segunda-feira, 3 de junho de 2024

Leitura Bíblica do dia 02 de junho

Leitura Bíblica do dia 02 de junho


Provérbios 16:16-17


16 "Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! E quanto mais excelente, adquirir a prudência do que a prata!"

17 "O alto caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma."

Salmo 120:1-7

1 Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me ouviu.

2 Senhor, livra a minha alma dos lábios mentirosos e da língua enganadora.

3 Que te será dado, ou que te será acrescentado, língua enganadora?

4 Flechas agudas do poderoso, com brasas vivas de zimbro.

5 Ai de mim, que peregrino em Meseque, e habito nas tendas de Quedar.

6 A minha alma bastante tempo habitou com os que detestam a paz.

7 Pacífico sou, mas quando eu falo já eles procuram a guerra.

Comentário:

O Salmo 120 é um clamor de angústia a Deus, pedindo livramento dos lábios mentirosos e da língua enganadora. O salmista lamenta viver entre pessoas que detestam a paz e buscam a guerra, expressando sua frustração por estar cercado por aqueles que promovem conflito em vez de paz. Ele destaca a sua própria inclinação pacífica, contrastando-a com a belicosidade dos outros. O salmo reflete a dor e o desejo de justiça e paz do salmista.


João 21:1-25

1 Depois disto, manifestou-se Jesus outra vez aos discípulos junto ao mar de Tiberíades; e manifestou-se assim:

2 Estavam juntos Simão Pedro, e Tomé, chamado Dídimo, e Natanael, que era de Caná da Galiléia, e os filhos de Zebedeu, e outros dois dos seus discípulos.

3 Disse-lhes Simão Pedro: Vou pescar. Disseram-lhe eles: Também nós vamos contigo. Foram, e subiram logo para o barco; e naquela noite nada apanharam.

4 E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.

5 Disse-lhes, pois, Jesus: Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam-lhe: Não.

6 E ele lhes disse: Lançai a rede para o lado direito do barco, e achareis. Lançaram-na, pois, e já não a podiam tirar, pela multidão dos peixes.

7 Então aquele discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: É o Senhor. E, quando Simão Pedro ouviu que era o Senhor, cingiu-se com a túnica (porque estava nu) e lançou-se ao mar.

8 E os outros discípulos foram com o barco (porque não estavam distantes da terra senão quase duzentos côvados), levando a rede cheia de peixes.

9 Logo que desceram para terra, viram ali brasas, e um peixe posto em cima, e pão.

10 Disse-lhes Jesus: Trazei dos peixes que agora apanhastes.

11 Simão Pedro subiu e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, sendo tantos, não se rompeu a rede.

12 Disse-lhes Jesus: Vinde, jantai. E nenhum dos discípulos ousava perguntar-lhe: Quem és tu? sabendo que era o Senhor.

13 Chegou, pois, Jesus, e tomou o pão, e deu-lhes, e semelhantemente o peixe.

14 E já era a terceira vez que Jesus se manifestava aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dos mortos.

15 E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? Ele respondeu: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros.

16 Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

17 Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

18 Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo, e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as tuas mãos, e outro te cingirá, e te levará para onde tu não queiras.

19 E disse isto, significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isto, disse-lhe: Segue-me.

20 E Pedro, voltando-se, viu que o seguia aquele discípulo a quem Jesus amava, o qual também tinha se reclinado sobre o seu peito na ceia e dissera: Senhor, quem é que te há de trair?

21 Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será?

22 Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu.

23 Divulgou-se, pois, entre os irmãos este dito, que aquele discípulo não havia de morrer. Jesus, porém, não lhe disse que não morreria; mas: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?

24 Este é o discípulo que testifica destas coisas e as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.

25 Há, porém, ainda muitas outras coisas que Jesus fez, e, se cada uma das quais fosse escrita, cuido que nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem. Amém.

2 Samuel 19:11-43

11 Então mandou o rei Davi dizer aos sacerdotes Zadoque e Abiatar: Falai aos anciãos de Judá, dizendo: Por que sereis vós os últimos em tornar a trazer o rei para sua casa? (Porque as palavras de todo o Israel vieram ao rei, até à sua casa.)

12 Vós sois meus irmãos, vós sois meu osso e minha carne; por que, pois, seríeis os últimos em tornar a trazer o rei?

13 Dizei a Amasa: Não és tu também meu osso e minha carne? Deus me faça assim, e outro tanto, se não fores chefe do exército perante mim para sempre, em lugar de Joabe.

14 Assim moveu o coração de todos os homens de Judá, como se fora o coração de um só homem, e mandaram dizer ao rei: Volta tu, e todos os teus servos.

15 Então o rei voltou, e veio até ao Jordão; e Judá veio a Gilgal, para sair a encontrar-se com o rei, a fim de fazer passar o rei sobre o Jordão.

16 E apressou-se Simei, filho de Gera, benjamita, que era de Baurim, e desceu com os homens de Judá a encontrar-se com o rei Davi.

17 E com ele mil homens de Benjamim, como também Ziba, servo da casa de Saul, e seus quinze filhos e seus vinte servos com ele; e lançaram-se ao Jordão, antes do rei.

18 E, passando a barca para levar a família do rei e para fazer o que parecia bom aos seus olhos, então Simei, filho de Gera, se prostrou diante do rei, passando ele o Jordão.

19 E disse ao rei: Não me impute o meu senhor a minha culpa, e não te lembres do que tão perversamente fez o teu servo no dia em que o rei meu senhor saiu de Jerusalém, não ponha o rei isso no coração.

20 Porque eu, teu servo, deveras confesso que pequei; porém, eis que sou o primeiro que de toda a casa de José desci a encontrar-me com o rei meu senhor.

21 Então respondeu Abisai, filho de Zeruia, e disse: Não morreria, pois, Simei por isto, havendo amaldiçoado ao ungido do Senhor?

22 Porém Davi disse: Que tenho eu convosco, filhos de Zeruia, para que hoje me sejais adversários? Morreria alguém hoje em Israel? Por que não sei eu que hoje sou rei sobre Israel?

23 E disse o rei a Simei: Não morrerás. E o rei lho jurou.

24 Também Mefibosete, filho de Saul, desceu a encontrar-se com o rei; e nem tinha tratado seus pés, nem tinha feito a barba, nem lavado suas vestes desde o dia em que o rei saíra até ao dia em que voltou em paz.

25 E sucedeu que, vindo ele a Jerusalém a encontrar-se com o rei, o rei lhe disse: Por que não foste comigo, Mefibosete?

26 E disse ele: O rei meu senhor, o meu servo me enganou, porque o teu servo dizia: Albardarei um jumento, e montarei nele, e irei com o rei; porque o teu servo é coxo.

27 Demais disto, falsamente acusou o teu servo diante do rei meu senhor; porém o rei meu senhor é como um anjo de Deus; faze, pois, o que parecer bem aos teus olhos.

28 Porque toda a casa de meu pai não era senão de homens dignos de morte diante do rei meu senhor; e, contudo, puseste o teu servo entre os que comem a tua mesa; e que mais direito tenho eu de clamar mais ao rei?

29 E disse-lhe o rei: Por que ainda mais falas de teus negócios? Já disse eu: Tu e Ziba reparti as terras.

30 E disse Mefibosete ao rei: Tome ele também tudo, pois já veio o rei meu senhor em paz à sua casa.

31 Também Barzilai, o gileadita, desceu de Rogelim e passou com o rei o Jordão, para o acompanhar além do Jordão.

32 E era Barzilai mui velho, da idade de oitenta anos; e ele tinha sustentado o rei, quando estava em Maanaim, porque era homem muito grande.

33 E disse o rei a Barzilai: Passa tu comigo, e sustentar-te-ei comigo em Jerusalém.

34 Porém Barzilai disse ao rei: Quantos serão ainda os dias dos anos da minha vida, para que suba com o rei a Jerusalém?

35 Da idade de oitenta anos sou eu hoje; poderei eu discernir entre o bem e o mal? Poderá o teu servo ter gosto no que comer e no que beber? Poderei mais ouvir a voz dos cantores e das cantoras? E por que será o teu servo ainda pesado ao rei meu senhor?

36 Com o rei passará o teu servo ainda um pouco além do Jordão; e por que me pagaria o rei com tal recompensa?

37 Deixa voltar o teu servo, e morrerei na minha cidade, junto ao sepulcro de meu pai e de minha mãe; mas eis aqui o teu servo Quimã, passe ele com o rei meu senhor; e faze-lhe o que bem parecer aos teus olhos.

38 E disse o rei: Passe, pois, comigo Quimã, e eu lhe farei como bem parecer aos teus olhos; e tudo quanto de mim pedires, te farei.

39 Havendo, pois, todo o povo passado o Jordão, e passando também o rei, beijou o rei a Barzilai e o abençoou; e ele voltou para o seu lugar.

40 E dali passou o rei a Gilgal, e Quimã passou com ele; e todo o povo de Judá, como também a metade do povo de Israel, fizeram passar o rei.

41 E eis que todos os homens de Israel vieram ao rei, e disseram ao rei: Por que te furtaram nossos irmãos, os homens de Judá, e fizeram passar o rei e a sua família sobre o Jordão, como também todos os homens de Davi com ele?

42 Então responderam todos os homens de Judá aos homens de Israel: Porque o rei é nosso parente; e por que vos irais vós por isso? Porventura comemos à custa do rei? Ou nos deu algum presente?

43 E responderam os homens de Israel aos homens de Judá, e disseram: Dez partes temos no rei, e até em Davi mais temos nós do que vós; por que, pois, fizestes caso menos de nós? E não falamos nós primeiro de tornar a trazer o nosso rei? Porém as palavras dos homens de Judá foram mais duras do que as palavras dos homens de Israel.

Comentário:

Após a morte de Absalão, Davi toma medidas para consolidar seu retorno ao trono de Israel. Ele envia mensageiros aos anciãos de Judá, pedindo que tragam de volta o rei. Ele também promete a Amasa, o comandante do exército de Absalão, o posto de Joabe como comandante do exército. Isso ajuda a garantir a lealdade de Judá, que vem ao encontro de Davi e o acompanha de volta ao Jordão.

Simei, que havia amaldiçoado Davi, vem pedir perdão, e Davi o perdoa. Mefibosete, neto de Saul, explica que foi enganado por seu servo Ziba e reafirma sua lealdade a Davi. Barzilai, um idoso que ajudou Davi, recusa uma oferta de ir a Jerusalém, mas sugere que seu servo Quimã vá em seu lugar. Após cruzarem o Jordão, há uma disputa entre os homens de Judá e Israel sobre quem deveria ter a honra de trazer Davi de volta.


2 Samuel 20:1-13

1 E aconteceu que, por ali, estava um homem de Belial, cujo nome era Seba, filho de Bicri, homem benjamita; e este tocou a trombeta, e disse: Não temos parte em Davi, nem herança no filho de Jessé; cada um às suas tendas, ó Israel.

2 Então todos os homens de Israel subiram de após Davi, e seguiram Seba, filho de Bicri; porém os homens de Judá se apegaram ao seu rei, desde o Jordão até Jerusalém.

3 Vindo, pois, Davi para a sua casa, a Jerusalém, tomou o rei as dez mulheres concubinas, que deixara para guardarem a casa, e as pôs numa casa de guarda, e as sustentava, porém não entrou a elas; e estiveram encerradas até ao dia da sua morte, vivendo como viúvas.

4 Disse mais o rei a Amasa: Convoca-me os homens de Judá para o terceiro dia; e tu então aqui te acha.

5 E foi Amasa convocar a Judá; porém demorou-se além do tempo que lhe tinha designado.

6 Então disse Davi a Abisai: Seba, filho de Bicri, nos fará mais mal do que Absalão; toma, tu, pois, os servos de teu senhor e persegue-o, para que não ache para si cidades fortes e escape dos nossos olhos.

7 Então saíram atrás dele os homens de Joabe, e os quereteus, e os peleteus, e todos os valentes; saíram de Jerusalém para perseguirem a Seba, filho de Bicri.

8 Chegando eles, pois, à grande pedra que está junto a Gibeão, Amasa veio perante eles; e Joabe cingia a sua roupa que vestia, e sobre ela tinha cingido uma espada, a qual estava presa aos seus lombos na sua bainha; e adiantando-se ele, lhe caiu a espada.

9 E disse Joabe a Amasa: Vai bem contigo, meu irmão? E com a mão direita de Joabe pegou na barba de Amasa, para o beijar.

10 E Amasa não se resguardou da espada que Joabe tinha na outra mão, de maneira que este o feriu com ela na quinta costela, e lhe derramou as entranhas por terra, e não o feriu segunda vez, e morreu. Depois, Joabe e Abisai, seu irmão, perseguiram a Seba, filho de Bicri.

11 Mas um dentre os homens de Joabe parou junto a ele, e disse: Quem há que queira bem a Joabe, e quem seja por Davi, siga a Joabe.

12 E Amasa estava envolto no seu sangue no meio do caminho; e vendo aquele homem que todo o povo parava, removeu Amasa do caminho para o campo, e lançou sobre ele um manto, visto que todo aquele que chegava a ele parava.

13 E como estava removido do caminho, todos os homens seguiram a Joabe, para perseguirem a Seba, filho de Bicri.

Comentário:

Logo após a restauração de Davi, Seba, filho de Bicri, um benjamita, incita uma rebelião contra Davi, proclamando que Israel não tem parte em Davi. Muitos israelitas seguem Seba, enquanto os homens de Judá permanecem leais a Davi. Davi, ao retornar a Jerusalém, isola suas concubinas e ordena a Amasa que reúna os homens de Judá para perseguir Seba.

Amasa se atrasa, e Davi envia Abisai com as tropas para caçar Seba. Joabe, que está com Abisai, encontra Amasa em Gibeão e, fingindo saudá-lo, o mata traiçoeiramente. O corpo de Amasa é removido do caminho, permitindo que as tropas continuem a perseguição a Seba.

Esses capítulos mostram os desafios de Davi ao consolidar seu reino e lidar com lealdades divididas e traições, além de ilustrar a complexidade das alianças e rivalidades dentro de Israel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leitura Bíblica do dia 04 de junho

Leitura Bíblica do dia 04 de junho Provérbios 16:19-20 19 "Melhor é ser humilde de espírito com os mansos do que repartir...